Tuesday, October 24, 2006




ESCOLA, PROJETO POLÍTICO E CURRÍCULO
ATIVIDADE 6
Análise do texto "O Despertar"
Lúcia Helena Carrasco

Vemos a cada dia em nossos alunos e escolas as dificuldades de aprendizagem, o descontentamento, a rejeição a determinadas disciplinas e mesmo assim continuamos a das aulas regradas e cronometradas.
Eu me pergunto diariamente, porque os alunos não assimilam ou não aprendem mesmo? E quando não consigo fazê-lo entender usando todas as formas possíveis, lúdicas, enfim várias tentativas. Acabo proporcionando algum atalho ou regra que facilite a execução mecânica.
Sei do erro cometido, me sinto muitas vezes derrotada e impotente frente ao problema, isso sem falar em captar a atenção do aluno, quando este não se interessa.
E volto à pergunta... Porque não aprendem? Não gostam! Não se interessam! Faz parte da sua realidade? Talvez seja preciso fazer uma análise melhor da situação em que nos encontramos, e lamentavelmente, assim como no texto, os professores buscam todos os recursos, jogos, cursos, para atingir o aluno. Sendo que o problema não são os métodos e sim os relacionamentos sociais e conhecimento do aluno. A preocupação não está focada corretamente. É o aluno o nosso foco principal.
É preciso quebrar as barreiras, ultrapassar as fronteiras, pois estamos vivendo numa ˝Castália˝, onde ficamos presos aos nosso conhecimentos e nos esquecemos do nosso principal personagem ... O aluno. Temos medo de nos expor, de mudar.
Acredito que todo professor tem uma semente plantada dentro de si, a semente da transformação.

2 comments:

Unknown said...

Oi!
Concordo com você, Micheline, nós temos "a semente da transformação" e temos que semeá-la incansavelmente!
Quanto ao que você disse "os alunos não aprendem...", nisso eu discordo! Fui professora de Classe Especial durante seis anos e te digo com certeza que TODOS APRENDEM, só que cada aluno, por ser único e individual, tem seu ritmo próprio, seu momento do despertar, mas eles estão em constante aprendizado... Procure olhar com outros olhos e veja através da múltiplas inteligências! Garanto que você está exigindo demais de você mesma! O "aprender a aprender" é o que importa, sabemos que o decorar conteúdos deve ficar no passado!
Muitos beijos para você!!

susana said...

Olá, Micheline!!!
Eu sou Susana Regina, Pólo Sapiranga.
Lindo teu blog! Estou com você, temos uma semente plantada dentro de nós, a semente da transformação.Abraços!!!