Sunday, October 22, 2006


"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas

que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas

que simplesmente aparecem em nossa vida

e nos marcam para sempre"

Cecília Meireles

ECS 5

Para Weber a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Por isso, considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia. Dentro de vários estudos de Weber enfatizamos agora os três tipos puros de dominação. A educação é um elemento que contribui para a seleção social e possui finalidades distintas de acordo com o tipo de dominação existente numa determinada sociedade. Convém destacar que a dominação ocorre em diferentes instituições, inclusive na escola.
Tipos puros de dominação legítima


A dominação legal é exercida através de leis, ordens, estatutos. No capitalismo, cuja dominação possui um caráter racional-legal e por meio do qual a burocracia assume sua maior expressão, há a necessidade de funcionários especializados.
Nas burocracias os títulos educacionais são símbolos de prestígio social e utilizado muitas vezes como vantagem econômica. Essas certidões ou diplomas fortalecem a posição do funcionário.
Na dominação tradicional seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. A associação dominante é o de caráter comunitário. O patriarcalismo é o tipo mais importante de domínio de legitimidade que se baseia na tradição. A autoridade patriarcal é exercida pelo pai, pelo marido, pela pessoa mais velha da casa e do clã, pelo domínio do senhor sobre os servos, do príncipe sobre os funcionários, etc. No patriarcalismo a educação tem o caráter de uma “formação cultural” literária e intelectual.
Os tipos mais puros dominação carismática são a dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo. A associação dominante é de caráter comunitário, na comunidade ou no séquito. O tipo que manda é o líder. O tipo que obedece é o “apóstolo”.
Historicamente, os dois pólos opostos no campo das finalidades da educação são: despertar o carisma, isto é, qualidades heróicas e dons mágicos, e transmitir o conhecimento especializado. O primeiro tipo corresponde à estrutura carismática do domínio, o segundo corresponde à estrutura de domínio, racional e burocrático.

1 comment:

Cris said...

Com certeza que nas instituições e inclusive nas escolas ocorrem dominações, pois ora somos dominantes e dominados.

Uma abraço