Sunday, October 08, 2006

Respostas a partir da leitura do texto
"A educação como processo socializador:
função homogeneizadora e função diferenciadora"
de Durkheim

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Para Stuart Mill o termo educação adquire um significado muito amplo, já para Durkheim, há uma grande diferença entre a influencia da sociedade ou meio sobre o indivíduo, e a influencia do adulto sobre uma criança. O que para o autor, é o que realmente deve tratar o termo educação.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?

* Educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz,
* Fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes.
As definições ressaltadas por Durkheim, indicam que existe uma educação ideal e apropriada para todos os homens, uma educação universal. Mas segundo autor, a educação varia o seu ideal através dos tempos, meios e lugares.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?

Para definir educação é preciso considerar os sistemas educativos que existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender dele os caracteres comuns. O conjunto destas informações constituirá a definição de educação.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, a ciência, a arte,... Idéia que formam a base do espírito nacional, onde toda a educação, não diferenciando a classe social, ou a preparação para qualquer tipo de profissional, tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?

Segundo o autor deve suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensável a todos os seus membros, e também determinados estados físicos e mentais de acordo com o grupo social a que pertence, que são indispensáveis a quem os pertencem. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?

À partir desta definição, pode-se dizer que, os costumes, direitos, valores, deveres, cidadania, religião, enfim, todo esse conjunto que engloba a cultura de um grupo é fixado na alma da criança pelos adultos, para assim formar um ser social. O individuo vai adquirir uma postura adequada, desenvolver características físicas, intelectuais, morais necessárias para conviver com o grupo a que pertence. Constituir esse ser social em cada um de nós é a finalidade da educação.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

Sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. O homem não é humano senão porque vive em sociedade. A sociedade, por sua vez é o resultado do trabalho de uma geração. Os frutos da experiência humana acumulados são o que eleva o homem acima do animal e acima de si mesmo. Desejando melhoras a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Assim, a ação exercida pela sociedade tem por objetivo engrandecê-lo e torná-lo criatura realmente humana.












1 comment:

Roberta said...

Micheline!!
Vejo que respondeu as questões referentes ao texto de Émile Durkheim. Você verá que a sociologia é uma peça importantíssima na sua formação acadêmica.
Conte comigo para tudo que precisar.
Bom feriado!

Ps: Seu blog está fantástico cheio de imagens (e que imagens)