Tuesday, September 26, 2006


Qual será a visão de uma criança em relação a escola???
















ECS2
A tarefa de visitar sítios e blogs foi muito interessante. Observei que não é um simples passeio pela Internet, mas sim a possibilidade de absorver muita informação. Passei horas lendo projetos, olhando fotos, descobrindo muitas coisas novas. Acabei me fixando mais nos projetos do site ZAPTLOGS, onde li sobre a importância do blog como ferramenta pedagógica e quais seus benefícios. Mesmo conhecendo alguma coisa de Internet, nunca imaginei que havia tantos recursos virtuais para serem usados e explorados em sala de aula. Também se abriu para mim um leque maior para pesquisa e prática na área pedagógica.
Outro site importante foi o http׃∕∕vidadeprofessor.blogia.com∕ onde pude observar a realidade de países muçulmanos, seus cuidados e aborrecimentos com comentários maldosos recebidos.

Ser Professor...

Professora de séries iniciais... esse é um dos meus trabalhos e também o que eu mais gosto de fazer!
Me chamo Micheline e trabalho na Escola Municipal Mascarenhas de Morais do município de Terra de Areia , onde moro há sete anos.
Há um tempo atrás iniciei o curso na ULBRA de Ciências da Computação. Meu trabalho de conclusão foi um programa de matemática para pré-escola, nesse tempo fui chamada para trabalhar em sala de aula. Gostei .... e fiquei!
Sou apaixonada pela disciplina de matemática, se não me policiar só ensino matemática! Passo dias pesquisando novas bibliografias para ver outras formas de mostrar os conteúdos.
Sou agitada em sala de aula e falo “naturalmente" alto. Assim a turma fica elétrica!
Gosto de mostrar coisas vivenciadas no dia à dia que estão ligadas as disciplinas. Uma das coisas que me deslumbra atualmente são as expressões dos alunos escutando a minha aula de História do Brasil e Rio Grande do Sul. Eles ficam anestesiados!!!
O que mais me apavora são os alunos com problemas familiares, psicológicos e cognitivos. Sempre tento buscar alternativas , mas dependendo da gravidade o problema “escorre pelas mãos” . Parece que não tem saída e muitas vezes não tem, pois a mentalidade das pessoas em relação aos profissionais para estes problemas é distorcida. Como se uma consulta com psicóloga fosse igual a de um médico
“vai uma vez e está curado, no máximo uma revisão”.
Minha maior ousadia é inventar alguma atividade do dia para a noite! Se tenho uma idéia , mesmo que vai custar muuuuuuuuuuito o meu esforço eu encaro! Pode ser apresentação de data comemorativa, trabalho em sala de aula. Já virei a noite fazendo fantasias para os aluno, já levei meus alunos na minha casa . Eles adoraram ! Imagine a bagunça! Enfim gosto de criar!

Tuesday, September 19, 2006


SER PROFESSOR...

pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe
ensinou...


Sunday, September 17, 2006



Amai para entendê-las!

Pois só quem ama, pode ter ouvido,

capaz de ouvir e de entender as estrelas!

Olavo Bilac

Bariloche é o máximo!
05/08/2006
Eu estava precisando de férias,
agora de volta ao trabalho e aos estudos!

Thursday, September 14, 2006

REFLEXÃO SOBRE O TEMPO

Pra mim fica muito difícil ter uma regra ou horários para tudo. Tem dias que as tarefas se atropelam. É cliente para atender, fazer orçamentos, palestras, elaborar as aulas, acordar cedo, compromissos, compromissos...
Com o início da faculdade já vi que tenho que me livrar de algumas coisas e priorizar outras. Quero me dedicar a esse curso, mas ainda não me situei. Gostaria de vir mais ao Pólo mas também tenho tarefas à noite. Vou a partir de hoje colocar a cabeça no lugar , espero que tudo se encaminhe. Na verdade todo o Universo se encaminha para o bem... então é só se dedicar que tudo vai dar certo!
Olha que eu nem tenho filhos!!!!

ECS 7

Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro.

Filósofo alemão, Friedrich Engels vem de uma família da burguesia industrial, observa e conhece desde jovem as penosas condições de vida dos trabalhadores. Prova disso é a sua obra de 1845, A Situação da Classe Trabalhadora em Inglaterra, fruto de dois anos de estada em Manchester. A partir daí Engels tem a necessidade de uma transformação radical de tipo comunista. A atitude intelectual de Engels diferencia-se da de Marx: enquanto o primeiro se centra no caráter concreto dos fenômenos que estudava, o segundo fala com um alto nível de abstração. Em 1844, Marx e Engels se conhecem em Paris, iniciando uma amizade íntima durante a vida toda.

Em sua época Marx preocupava-se com uma sociedade onde a burguesia era a classe dominante e os trabalhadores estariam dominados pela ideologia dessa classe. Para ele seria um absurdo que a humanidade inteira se dedicasse a trabalhar e a produzir subordinada a grandes empresários. De acordo com Marx, quanto mais o mundo se unifica economicamente mais ele necessita de socialismo. A luta do proletariado do capitalismo não deveria se limitar à luta dos sindicatos por melhores salários e condições de vida, mas sim a valorização do ser humano quanto a educação e intelectualidade. Marx tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveria injustiça social, pois ele é selvagem, onde o operário produz mais para o seu patrão do que o seu próprio custo para a sociedade, e o capitalismo se apresenta necessariamente como um regime econômico de exploração. A luta de classes é o meio pelo qual a história progride. Marx achava que a classe dirigente jamais iria abrir mão do poder por livre e espontânea vontade e que, assim, a luta e a violência eram inevitáveis.

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz...

Wednesday, September 13, 2006

MINHA VIDA PROFISSIONAL
Trabalho na Escola Municipal Mascarenhas de Morais no município de Terra de Areia, minha turma é uma 4ª série, são 22 "ANJINHOS". Apesar de atuar na educação por sete anos este ano é a minha primeira experiência com alunos das séries iniciais, pois só havia trabalhado com alunos da área na disciplina de matemática que eu adooooooooooro , já que tenho graduação em Ciências da Computação.
Este ano fui abençoada de várias formas, adoro meus alunos, é diferente de tudo! É tudo de bom!!!
Tem também a faculdade que eu estava a muito tempo esperando uma oportunidade única... não esperava passar no vestibular... mas estamos aí!
Estou muito feliz por tudo!!!
Quem sou eu?
Meu nome é Micheline, sou professora de séries iniciais e decoradora de festas nas horas vagas...Ha!!!! E tem mais .... trabalho com meu marido no turno da manhã! É mole... Tenho 32 anos e não tenho filhos.