Thursday, September 14, 2006

ECS 7

Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro.

Filósofo alemão, Friedrich Engels vem de uma família da burguesia industrial, observa e conhece desde jovem as penosas condições de vida dos trabalhadores. Prova disso é a sua obra de 1845, A Situação da Classe Trabalhadora em Inglaterra, fruto de dois anos de estada em Manchester. A partir daí Engels tem a necessidade de uma transformação radical de tipo comunista. A atitude intelectual de Engels diferencia-se da de Marx: enquanto o primeiro se centra no caráter concreto dos fenômenos que estudava, o segundo fala com um alto nível de abstração. Em 1844, Marx e Engels se conhecem em Paris, iniciando uma amizade íntima durante a vida toda.

Em sua época Marx preocupava-se com uma sociedade onde a burguesia era a classe dominante e os trabalhadores estariam dominados pela ideologia dessa classe. Para ele seria um absurdo que a humanidade inteira se dedicasse a trabalhar e a produzir subordinada a grandes empresários. De acordo com Marx, quanto mais o mundo se unifica economicamente mais ele necessita de socialismo. A luta do proletariado do capitalismo não deveria se limitar à luta dos sindicatos por melhores salários e condições de vida, mas sim a valorização do ser humano quanto a educação e intelectualidade. Marx tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveria injustiça social, pois ele é selvagem, onde o operário produz mais para o seu patrão do que o seu próprio custo para a sociedade, e o capitalismo se apresenta necessariamente como um regime econômico de exploração. A luta de classes é o meio pelo qual a história progride. Marx achava que a classe dirigente jamais iria abrir mão do poder por livre e espontânea vontade e que, assim, a luta e a violência eram inevitáveis.

2 comments:

Mara said...

Micheline:Trazes pontos importantes sobre Marx e Engels. Te deixo uma pergunta: Será que a burguesia deixou de ser a classe dominante e que a ideologia dssa classe deixou de ser a ideologia dominante? Profª Mara N Silva

Mara said...

PS: Deves citar a fonte usada para tua pesquisa. Mara N Silva