
ECS 9
GRUPO AZUL
Educação, Formação e Trabalho
Elaine Serena
Micheline Hainzenreder
Entre aqui para conhecer nosso trabalho!
http://www.ufrgs.br/tramse/pead/colabe/2006/11/ecs-9_23.htm
Meu nome é Micheline Carlos Hainzenreder, moro em Terra de Areia - RS. Sou professora de séries iniciais.
"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas
que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas
que simplesmente aparecem em nossa vida
e nos marcam para sempre"
Cecília Meireles
ECS 5
Para Weber a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Por isso, considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia. Dentro de vários estudos de Weber enfatizamos agora os três tipos puros de dominação. A educação é um elemento que contribui para a seleção social e possui finalidades distintas de acordo com o tipo de dominação existente numa determinada sociedade. Convém destacar que a dominação ocorre em diferentes instituições, inclusive na escola.
Tipos puros de dominação legítima
A dominação legal é exercida através de leis, ordens, estatutos. No capitalismo, cuja dominação possui um caráter racional-legal e por meio do qual a burocracia assume sua maior expressão, há a necessidade de funcionários especializados.
Nas burocracias os títulos educacionais são símbolos de prestígio social e utilizado muitas vezes como vantagem econômica. Essas certidões ou diplomas fortalecem a posição do funcionário.
Na dominação tradicional seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. A associação dominante é o de caráter comunitário. O patriarcalismo é o tipo mais importante de domínio de legitimidade que se baseia na tradição. A autoridade patriarcal é exercida pelo pai, pelo marido, pela pessoa mais velha da casa e do clã, pelo domínio do senhor sobre os servos, do príncipe sobre os funcionários, etc. No patriarcalismo a educação tem o caráter de uma “formação cultural” literária e intelectual.
Os tipos mais puros dominação carismática são a dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo. A associação dominante é de caráter comunitário, na comunidade ou no séquito. O tipo que manda é o líder. O tipo que obedece é o “apóstolo”.
Historicamente, os dois pólos opostos no campo das finalidades da educação são: despertar o carisma, isto é, qualidades heróicas e dons mágicos, e transmitir o conhecimento especializado. O primeiro tipo corresponde à estrutura carismática do domínio, o segundo corresponde à estrutura de domínio, racional e burocrático.
REFLEXÃO SOBRE O TEMPO
Pra mim fica muito difícil ter uma regra ou horários para tudo. Tem dias que as tarefas se atropelam. É cliente para atender, fazer orçamentos, palestras, elaborar as aulas, acordar cedo, compromissos, compromissos...
Com o início da faculdade já vi que tenho que me livrar de algumas coisas e priorizar outras. Quero me dedicar a esse curso, mas ainda não me situei. Gostaria de vir mais ao Pólo mas também tenho tarefas à noite. Vou a partir de hoje colocar a cabeça no lugar , espero que tudo se encaminhe. Na verdade todo o Universo se encaminha para o bem... então é só se dedicar que tudo vai dar certo!
Olha que eu nem tenho filhos!!!!
ECS 7
Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro.
Filósofo alemão, Friedrich Engels vem de uma família da burguesia industrial, observa e conhece desde jovem as penosas condições de vida dos trabalhadores. Prova disso é a sua obra de 1845, A Situação da Classe Trabalhadora em Inglaterra, fruto de dois anos de estada em Manchester. A partir daí Engels tem a necessidade de uma transformação radical de tipo comunista. A atitude intelectual de Engels diferencia-se da de Marx: enquanto o primeiro se centra no caráter concreto dos fenômenos que estudava, o segundo fala com um alto nível de abstração. Em 1844, Marx e Engels se conhecem em Paris, iniciando uma amizade íntima durante a vida toda.
Em sua época Marx preocupava-se com uma sociedade onde a burguesia era a classe dominante e os trabalhadores estariam dominados pela ideologia dessa classe. Para ele seria um absurdo que a humanidade inteira se dedicasse a trabalhar e a produzir subordinada a grandes empresários. De acordo com Marx, quanto mais o mundo se unifica economicamente mais ele necessita de socialismo. A luta do proletariado do capitalismo não deveria se limitar à luta dos sindicatos por melhores salários e condições de vida, mas sim a valorização do ser humano quanto a educação e intelectualidade. Marx tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveria injustiça social, pois ele é selvagem, onde o operário produz mais para o seu patrão do que o seu próprio custo para a sociedade, e o capitalismo se apresenta necessariamente como um regime econômico de exploração. A luta de classes é o meio pelo qual a história progride. Marx achava que a classe dirigente jamais iria abrir mão do poder por livre e espontânea vontade e que, assim, a luta e a violência eram inevitáveis.
MINHA VIDA PROFISSIONALTrabalho na Escola Municipal Mascarenhas de Morais no município de Terra de Areia, minha turma é uma 4ª série, são 22 "ANJINHOS". Apesar de atuar na educação por sete anos este ano é a minha primeira experiência com alunos das séries iniciais, pois só havia trabalhado com alunos da área na disciplina de matemática que eu adooooooooooro , já que tenho graduação em Ciências da Computação.Este ano fui abençoada de várias formas, adoro meus alunos, é diferente de tudo! É tudo de bom!!!Tem também a faculdade que eu estava a muito tempo esperando uma oportunidade única... não esperava passar no vestibular... mas estamos aí!Estou muito feliz por tudo!!!